JCB investe US$ 69M em novo motor de seis cilindros

Em 2004, a fabricante inglesa JCB era mundialmente reconhecida por seus equipamentos da Linha Amarela, quando decidiu ingressar na fabricação de motores. Apenas oito anos depois, a marca deixou de ser um mero “entrante” para consolidar-se como produtora global de propulsores para equipamentos, apoiada em quesitos- chave para a indústria como eficiência energética e inovação.

Neste período a empresa já produziu 250 mil unidades de motores em suas fábricas na Inglaterra e na Índia, onde a linha foi incorporada em 2011. Mesmo para uma empresa com um portfólio de 300 diferentes máquinas e que produz equipamentos de renome mundial há 67 anos – suas 22 operações já fabricaram mais de 1 milhão de máquinas em todo o mundo -, tudo ocorreu muito rápido. “Em um curto espaço de tempo, nos tornamos um grande produtor de motores”, comemora Sir Anthony Bamford, chairman da JCB. “Hoje, mais de 70% das máquinas da JCB já são alimentados pelos motores que fabricamos”.

Mais recente aposta da JCB para os mercados emergentes, o motor Diesel-max 672 foi baseado no bem-sucedido modelo de quatro cilindros e 4,8 L, compartilhando diversas peças com essa plataforma. Com a promessa de um significativo aumento de 8% na eficiência energética, o produto de 7,2 L esta disponível em versões de 140 KW (188 hp), 165 KW (221 hp) e 190 KW (255 hp), além de possuir um impressionante torque máximo de 1.200 Nm.

Para chegar a tais números, o desenvolvimento do novo modelo exigiu mais de 50 mil horas de teste, sendo que 60% desse tempo foram gastos em operações no campo. Nos testes, o motor tem registrado consumo de combustível de apenas 189 g/kWh, ao mesmo tempo em que oferece excelente desempenho e – segundo a empresa – resposta mais rápida que seus antecessores e concorrentes. – fontes: Jornalista: Marcelo Januário-Revista: M&T.

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